Contêiner de ajuda do Unicef é saqueado no Haiti
Um dos dezessete contêineres de ajuda humanitária para mulheres e crianças do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi saqueado na manhã de sábado no principal porto de Porto Príncipe, capital do Haiti, segundo um comunicado divulgado em seu site.
"Privar as crianças de suprimentos vitais de saúde em meio ao colapso do sistema de saúde é uma violação de seus direitos. Este incidente ocorre em um momento crítico, quando as crianças mais precisam deles", denunciou Bruno Maes, representante do Unicef no país caribenho, que está em meio a uma crise de governança que vem se agravando desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse em julho de 2021.
Nesse sentido, Maes denunciou que o roubo de suprimentos essenciais para salvar vidas —incluindo itens de sobrevivência materna, neonatal e infantil— deve terminar imediatamente, enfatizando a importância vital do acesso humanitário seguro e contínuo.
A agência da ONU explica que grupos armados invadiram o principal porto da capital haitiana há uma semana, cortando uma das últimas rotas de abastecimento de alimentos e suprimentos da cidade. Também detalha que as gangues estão no controle de mais de 260 contêineres de ajuda humanitária no local.