Notícias

Rússia: Ucrânia viola trégua do Dia da Vitória mais de 5 mil vezes

A Presidência russa declarou uma trégua de três dias, de 8 a 10 de maio, por ocasião das comemorações do 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista e por motivos humanitários.
Rússia: Ucrânia viola trégua do Dia da Vitória mais de 5 mil vezesGettyimages.ru / Wolfgang Schwan / Anadolu

O Ministério da Defesa da Rússia registrou 5.026 violações pelas Forças Armadas da Ucrânia desde o início da trégua do Dia da Vitória.

As unidades ucranianas dispararam 1.455 projéteis de artilharia pesada, morteiros e tanques, além de outros 23 usando lançadores múltiplos de foguetes. Além disso, foram registrados 3.502 ataques de drones, elevando o número total de violações do cessar-fogo para 5.026.

As forças do regime de Kiev tentaram quatro vezes cruzar a fronteira do Estado russo.

A Presidência russa declarou a trégua de três dias, das 00:00 horas de 7 a 8 de maio até as 00:00 horas de 10 a 11 de maio, por ocasião das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória e com base em considerações humanitárias.

Embora Moscou tenha indicado que Kiev deveria seguir o exemplo, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, rejeitou essa iniciativa e insistiu em uma trégua "incondicional" com duração de pelo menos 30 dias.