Visita à Russia é oportunidade de 'retomar sonhos que nós construímos', diz Lula a Putin

Os presidentes discutem temas como o conflito na Ucrânia e as relações comerciais russo-brasileiras.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin se reúnem nesta sexta-feira (9) em Moscou, no Grande Palácio do Kremlin. 

Durante o encontro, o brasileiro observou que esta é sua primeira visita à Rússia em 15 anos. ''É a retomada dos sonhos que construímos nesses 15 anos, e não posso me esquecer do carinho com que o presidente Putin tem tratado as nossas conversas'', afirmou.

Lula observou que durante esse tempo, valores que eram vistos como garantidos, como o ''multilateralismo'', o ''fortalecimento da ONU e do livre-comércio'' foram perdidos:

''As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos EUA, de taxação do comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra'' todos esses valores, além de ameaçar ''o respeito à soberania dos países".

Nesse contexto, o presidente afirmou que a visita busca fortalecer a cooperação estratégica russo-brasileira:

 ''Temos a chance de, nesse momento histórico, fazer com que nossa relação comercial cresça muito. O potencial de crescimento é muito grande, e é por isso que estamos aqui'', observou, apontando para setores como defesa, exploração espacial, ciência e tecnologia, educação e sobretudo a questão energética. 

Agenda de Lula

Anteriormente, o Itamaraty revelou que os líderes discutiriam temas como o conflito na Ucrânia e as relações comerciais russo-brasileiras.

Em Moscou, a comitiva brasileira já assinou acordos e fez parcerias nas áreas de energia nuclear, pesquisa e tecnologia.

Duas horas depois da reunião com Putin, às 17:30 do horário local, o brasileiro tem agendada uma reunião bilateral com Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia. Da última vez em que Fico esteve no Brasil, Lula não o encontrou, porque teve de ser submetido a uma cirurgia.