Notícias

Ataque ucraniano em Belgorod deixa um morto, 11 feridos e danifica dezenas de casas

O atentado ocorreu no terceiro dia da eleição presidencial da Rússia.

Um ataque de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia à cidade russa de Belgorod no domingo matou uma pessoa e feriu outras 11, disse o governador local, Vyacheslav Gladkov.

"Infelizmente, há uma fatalidade. Um homem estava no estacionamento quando a cidade foi bombardeada. Ele morreu de seus ferimentos no local antes da chegada da ambulância", escreveu ele em seu canal no Telegram.

Das 11 pessoas feridas em diferentes graus de gravidade, oito foram hospitalizadas, enquanto as outras três receberam toda a assistência médica necessária.

"Em estado mais grave está uma mulher ferida por estilhaços no peito. Os médicos estão fazendo todo o possível para salvar sua vida", disse o governador.

Vários edifícios civis foram atingidos, incluindo edifícios residenciais, uma loja, um jardim de infância e um shopping center.

Foram encontrados danos materiais em 36 casas, em 17 prédios de apartamentos e nove casas particulares, além de uma dúzia de veículos.

"Nem uma única equipe militar, nem uma única pessoa em um uniforme verde. Eles estão atacando idosos, crianças, civis e casas", comentou Gladkov, acrescentando que esse novo ataque comprova, mais uma vez, que a operação russa na Ucrânia é justificada.

Esse é o maior ataque dos últimos dias, coincidindo com o terceiro dia das eleições presidenciais da Rússia, segundo a mídia local.

Belgorod, que tem uma população de mais de 330.000 habitantes, fica a cerca de 35 km da fronteira ucraniana e é um alvo frequente da artilharia ucraniana e de ataques de drones.