Após o desfile militar na Praça Vermelha, em Moscou, a cerimônia de colocação de coroas de flores começou no Túmulo do Soldado Desconhecido no Jardim de Alexandre, ao lado do muro ocidental do Kremlin.
Neste dia, o país inteiro comemora o 80º aniversário da vitória da URSS sobre a Alemanha nazista. Imediatamente após a celebração no centro da capital, o presidente russo Vladimir Putin, juntamente com os líderes de países estrangeiros que chegaram a Moscou como convidados de honra, foi ao Túmulo do Soldado Desconhecido para honrar a memória dos heróis soviéticos.
Putin foi acompanhado pelo presidente chinês, Xi Jinping, na cerimônia. Também estavam presentes o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o líder do Cazaquistão, Kasym-Yomart Tokayev, e os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Belarus, Alexander Lukashenko, entre outros.
Os políticos depositaram coroas de flores vermelhas ao som de canções soviéticas e do hino russo, além de respeitarem um minuto de silêncio em homenagem aos heróis mortos na Grande Guerra Patriótica.
As cinzas de um soldado soviético desconhecido foram transferidas de uma vala comum na província de Moscou para o Jardim de Alexandre para serem sepultadas novamente em 1966. No ano seguinte, um memorial foi inaugurado no local, com a Chama Eterna como peça central. A guarda de honra do Túmulo do Soldado Desconhecido foi estabelecida em 1997.