Notícias

Putin: valorizamos muito a contribuição dos aliados para a derrota do nazismo

"Sempre nos lembraremos de que a abertura do Segundo Front na Europa, após as batalhas decisivas no território da União Soviética, tornou a vitória mais próxima", afirmou o presidente russo.
Putin: valorizamos muito a contribuição dos aliados para a derrota do nazismo

Em seu discurso antes do grande Desfile da Vitória, Vladimir Putin destacou a contribuição dos países aliados na vitória sobre o nazismo e expressou sua gratidão a eles.

"A derrota completa da Alemanha nazista, do Japão militarista e de seus satélites em diferentes regiões do mundo foi alcançada por meio de esforços conjuntos de países unidos", afirmou Putin.

"Sempre nos lembraremos de que a abertura do Segundo Front na Europa, após as batalhas decisivas no território da União Soviética, tornou a vitória mais próxima", acrescentou.

"Apreciamos muito a contribuição para nossa luta comum dos soldados dos exércitos aliados, dos combatentes da resistência, do bravo povo da China e de todos aqueles que lutaram por um futuro pacífico", enfatizou o presidente russo.

Putin lembrou ainda que "quase 80% da população do planeta foi arrastada para a órbita flamejante da Segunda Guerra Mundial".

Sacrifício do povo soviético

O presidente russo lembrou que a União Soviética "suportou o peso dos ataques mais brutais e impiedosos" do inimigo. "Milhões de pessoas que só conheciam a vida pacífica pegaram armas e resistiram até a morte em todas as altitudes, cabeças de ponte e fronteiras", disse Putin.

"Eles determinaram o resultado de toda a Segunda Guerra Mundial com vitórias incontestáveis nas maiores batalhas perto de Moscou e Stalingrado, no 'Arco de Kursk' e no Dnieper; a coragem dos defensores da Bielorrússia, que foram os primeiros a enfrentar o inimigo; a firmeza dos participantes na defesa da Fortaleza de Brest e Moguiliov, Odessa e Sevastopol, Murmansk, Tula, Smolensk; o heroísmo dos habitantes da sitiada Leningrado, a bravura de todos aqueles que lutaram no front, em destacamentos partidários e na clandestinidade, a coragem daqueles que evacuaram as fábricas do país sob fogo inimigo, que trabalharam incansavelmente na retaguarda, até o limite de suas forças", afirmou Putin.