AO VIVO: grande desfile pelo 80º aniversário da vitória sobre nazismo começa em Moscou

Mais de 180 unidades de equipamentos militares desfilam pela Praça Vermelha, na capital russa.

No dia 9 de maio, a Praça Vermelha de Moscou sedia o tradicional grande desfile militar para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Grande Guerra Patriótica (1941-1945).

Além da passagem de colunas de infantaria, da exibição de equipamentos militares e do sobrevoo de aeronaves, a comemoração do 80º aniversário da vitória inclui o hasteamento da bandeira do Estado russo, o discurso do presidente Vladimir Putin, congratulações de líderes estrangeiros e um minuto de silêncio em memória dos heróis caídos em batalha.

Quanto ao desfile dos destacamentos militares, é enfatizada a presença das tropas russas que participam da operação militar especial, condecoradas por sua coragem e bravura no campo de batalha.

O desfile apresenta 183 peças de equipamento militar - tanto exemplos icônicos dos tempos da Grande Guerra Patriótica quanto os modelos modernos a serviço do Exército Russo. À frente do evento estão os lendários tanques soviéticos T-34 e as unidades de artilharia autopropulsada SU-100.

Aqui está a lista de todos os equipamentos que participam do desfile:

Líderes estrangeiros

A agenda internacional das comemorações pelo 80º aniversário do Dia da Vitória começou em 7 de maio e se estende até o dia 10. Nestes dias, Vladimir Putin deve realizar mais de 15 encontros com autoridades estrangeiras. Na quinta-feira (8), o presidente russo organizou uma grande recepção no Palácio do Kremlin — um jantar formal e um concerto — para todos os chefes de Estado que chegavam à capital russa.

Entre os convidados para a Parada da Vitória em Moscou estão os líderes de mais de 20 países, incluindo os presidentes da China, Xi Jinping; da Venezuela, Nicolás Maduro; de Cuba, Miguel Díaz-Canel; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Sérvia, Aleksandar Vucic; e o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, entre outros.

Participam também os líderes de Belarus, Cazaquistão, Tajiquistão, Armênia, Abkházia, Palestina, Burkina Faso, Vietnã, Uzbequistão, Quirguistão, Republika Srpska, Mongólia, Mianmar e República do Congo.

Destacamentos militares de 13 países devem participar do Desfile da Vitória na Praça Vermelha. Estarão presentes, em especial, unidades do Azerbaijão, Vietnã, Bielorrússia, Egito, Cazaquistão, China, Quirguistão, Laos, Mongólia, Mianmar, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.