Notícias

Papa Leão XIV já havia comprado passagem para o Brasil antes de ser eleito novo pontífice

O norte-americano participaria de uma assembleia em Aparecida (SP), sendo essa sua terceira visita ao país. O Núncio apostólico no Brasil destacou que o novo líder da Igreja Católica possui um "carinho" pelo Brasil.
Papa Leão XIV já havia comprado passagem para o Brasil antes de ser eleito novo pontíficeBeata Zawrzel/NurPhoto via Getty Images

O novo líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, estava de passagem comprada para visitar o Brasil antes de sua eleição. A informação foi confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), revelando que o agora pontífice, Leão XIV, viria ao país para participar da 62ª Assembleia Geral da entidade, em Aparecida (SP), marcada entre 30 de abril a 9 de maio.

Segundo Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, Prevost havia sido convidado para conduzir o retiro espiritual dos bispos brasileiros durante o evento. As passagens, inclusive, já estavam emitidas. A assembleia, no entanto, foi suspensa após a morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril, poucos dias antes da abertura.

O convite ao então cardeal foi feito ainda em fevereiro, durante um encontro reservado. Segundo a CNBB, ele já havia preparado anotações específicas para esse momento, e a entidade informou que pretende obter acesso ao material.

A relação próxima entre o novo pontífice e o Brasil também foi ressaltada pelo Núncio Apostólico no país, dom Giambattista Diquattro. Para ele, a escolha de Leão XIV representa um gesto especial à Igreja brasileira.

"A vinda dele seria como cardeal, mas isso nos alegra porque ele tem um carinho pelo Brasil, um amor muito grande pelo Brasil. O carinho e preocupação que ele tem com o Brasil, a admiração que ele tem pelo nosso trabalho nos trazem muita alegria porque ele nos conhece profundamente. Ganhamos um grande presente. O Papa Leão XIV conhece o Brasil", afirmou o religioso.

Tour pelo Brasil

O Papa norte-americano, de 69 anos, já esteve no Brasil em duas ocasiões. Em 2012 e 2013, visitou Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG), quando atuava como padre geral dos Agostinianos.

"Ele [Prevost] tem um carinho, um amor muito grande pelo Brasil", afirmou dom Ricardo Hoepers.

SAIBA TUDO SOBRE O NOVO PAPA LEÃO XIV EM NOSSO ARTIGO COMPLETO.