Em publicação em rede social nesta quinta-feira (08), o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o Cardeal Robert Prevost pela eleição como novo Papa.
"Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos", declarou.
O presidente brasileiro também ressaltou que "Não precisamos de guerras, ódio e intolerância", defendendo a solidariedade e o humanismo. "Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo".
"Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo", conclui o comunicado.
Anteriormente, o governo brasileiro já havia se pronunciado sobre a eleição de Leão XIV como o novo Sumo Pontífice.
''Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança e compromisso!'', publicou o Governo do Brasil na rede X.