O Brasil se pronunciou nesta quinta-feira (8) nas redes sociais, dando as boas-vindas ao novo papa, o cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, desejando que ele seja ''guia de justiça social e promotor da paz''.
''Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança e compromisso!'', publicou o Governo do Brasil na rede X.
Papa eleito
A escolha de Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, logo após a tradicional fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, sinal de que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso.
Com um perfil progressista e alinhado às ideias de Francisco, Prevost surgiu na sacada da Basílica de São Pedro sob aplausos, minutos depois de ser apresentado em latim pelo cardeal Dominique Mamberti. Diante da multidão, abriu seu primeiro discurso evocando um ideal simples e potente: a paz
"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice em seu primeiro discurso.