
Trump diz 'querer se encontrar' com Papa Leão XIV

O presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou nesta quinta-feira Robert Francis Prevost, que foi eleito na votação do conclave de 8 de maio.
"Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo", escreveu Trump.

Anteriormente, o presidente norte-americano publicou uma foto de si mesmo como papa. A publicação foi feita na Truth Social na última sexta-feira (2). Em outra ocasião, o mandatário afirmou que ele mesmo seria a sua "primeira opção" para ser o próximo Sumo Pontífice.
Eleição de Leão XIV
Na quarta rodada de votação do Conclave, nesta quinta-feira, a fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, rompendo o céu romano e arrancando aplausos emocionados dos milhares que ocupavam a Praça São Pedro e a Via della Conciliazione. O som dos sinos da Basílica confirmou: Habemus Papam.
O novo Papa é o cardeal Robert Francis Prevost, um norte-americano nascido em Chicago em 1955, mas com uma forte ligação com a América Latina.
Missionário durante décadas no Peru, onde atuou como pároco, professor e depois bispo, Prevost construiu sua trajetória pastoral com os pés no chão e o coração voltado aos pobres.
