
EUA produzirão bomba nuclear 24 vezes mais potente que bomba de Hiroshima

Os EUA devem começar a produzir já em maio suas novas bombas nucleares B61-13, uma arma 24 vezes mais potente do que a que foi lançada sobre Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial, afirmou Teresa Robbins, chefe interina da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA), nesta quarta-feira (8).

Durante audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara, Robbins anunciou que a produção das novas bombas termonucleares deve começar já em maio deste ano.
"A NNSA espera que a primeira unidade de produção da B61-13 esteja pronta no final deste mês, quase um ano antes do previsto", declarou.
O Departamento de Defesa anunciou no final de outubro de 2023 seus planos para desenvolver uma versão atualizada da bomba nuclear B61, identificada como B61-13. Na época, foi declarado que a decisão de modernizar o armamento atendia "às demandas de um ambiente de segurança em rápida evolução".
A potência da nova bomba nuclear será equivalente à da B61-7, com cerca de 360 quilotons, o que representa 24 vezes o poder da Little Boy (15 quilotons) lançada pelos EUA em Hiroshima, no Japão, e cerca de 14 vezes a potência da Fat Man lançada em Nagasaki (25 quilotons).
