
Alemanha suspende classificação do AfD como partido de extrema direita

O Departamento Federal para a Proteção da Constituição (BfV, sigla em alemão) está suspendendo temporariamente a classificação do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) como extremista em nível federal, segundo informado pela mídia alemã Bild nesta quinta-feira (8).

"O Departamento Federal para a Proteção da Constituição declarou hoje no processo judicial - sem reconhecer qualquer obrigação legal - que suspenderia provisoriamente a classificação da AfD como movimento de extrema-direita confirmado até que o tribunal se pronunciasse sobre o pedido urgente", lê-se no comunicado do tribunal.
Há seis dias o AfD havia sido classificado como uma entidade "extremista de direita" pelos serviços secretos do país europeu. Após as últimas eleições, o partido tornou-se um dos mais influentes da política alemã e já é a segunda maior força política do país, embora a nova coalizão governista do chanceler Friedrich Merz se recuse a negociar com a legenda.
Ação da AfD no tribunal de Colônia
Em 5 de maio, o Alternativa para a Alemanha entrou com uma ação no tribunal administrativo de Colônia, onde fica a sede do serviço secreto. A AfD alega que sua designação como extremista é uma tentativa politicamente motivada de desacreditá-la e criminalizá-la.
Anteriormente, o analista político Alexander Rad afirmou que as tentativas de banir o partido AfD poderiam complicar as relações entre a Alemanha e os Estados Unidos.
