Esse hábito dos adultos pode causar problemas de saúde e comportamento de seus filhos

A pesquisa apontou uma consequência inesperada de um hábito comum entre pais e responsáveis por crianças pequenas.

O uso frequente de celulares e tablets por pais na presença dos filhos pode provocar impactos negativos na saúde, no desenvolvimento e no comportamento das crianças, informou o Daily Mail na terça-feira (6), com base em uma pesquisa conduzida por especialistas australianos.

O estudo, que analisou 15 mil crianças com menos de cinco anos, apontou que aquelas expostas ao uso de dispositivos pelos pais apresentaram pior desempenho em tarefas de planejamento, organização e atenção, além de mais dificuldades para compartilhar e regular emoções.

Segundo o artigo publicado na revista JAMA Pediatrics na segunda-feira (5), o uso de telas por adultos reduz as oportunidades de as crianças participarem de atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

De acordo com os cientistas, o comportamento dos pais "pode afetar negativamente a saúde e o desenvolvimento de crianças pequenas", já que a sensação de ser ignorado tende a gerar frustração e outras emoções negativas, como tristeza, medo e preocupação — sentimentos associados à ansiedade e à depressão.

Os especialistas explicam que pais são os primeiros e principais educadores da criança, e que respostas inconsistentes podem causar frustração. Tentativas de interação por parte da criança podem ser recebidas com reações atrasadas, superficiais ou indiferentes.