
RT e Corporação de Meios de Comunicação da China assinam um memorando de cooperação
A RT e a Corporação de Mídia da China assinaram um memorando de cooperação após as conversas entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping, informa a RIA Novosti.
"Margarita Simonyan, a diretora do grupo RT e da agência internacional de notícias Rossiya Segodnya, e Shen Haixiong, diretor-geral da Corporação de Meios de Comunicação da China, assinaram um memorando de entendimento e cooperação entre o canal de TV RT e a Corporação de Mídia da China", afirmou o anfitrião em uma cerimônia de troca de documentos assinados.
#AGORA❗️🔊 A diretora da RT, Margarita Simonian , e o diretor geral da Corporação de Meios de Comunicação da China, Shen Haixiong , assinaram um memorando de cooperação mútua . 📍Informações em atualização: https://t.co/EhxuEQvRC0pic.twitter.com/ZARDVXCfxH
— RT Brasil (@rtnoticias_br) May 8, 2025
Acordos bilaterais
O presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, assinaram uma série de documentos bilaterais.
Em uma coletiva de imprensa conjunta, as partes anunciaram uma série de acordos nas áreas de educação, mídia, cultura e desenvolvimento digital, além de investimentos e economia.

Em particular, os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da China, Sergey Lavrov e Wang Yi, assinaram uma declaração conjunta sobre o fortalecimento da cooperação para defender a autoridade do direito internacional, bem como um memorando de entendimento entre os governos dos dois países sobre o estabelecimento de uma Comissão Consultiva Bilateral sobre questões de biossegurança.
Putin e Xi adotaram uma declaração conjunta sobre estabilidade estratégica global. As partes assinaram um acordo sobre o aprofundamento da parceria global e da cooperação estratégica em uma nova era, comemorando o 80º aniversário da Vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica, da Vitória do povo chinês na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e da criação das Nações Unidas.
As conversas oficiais entre Putin e Xi duraram três horas e meia.
