
Agências espaciais da Rússia e da China assinam acordo para construção de estação de energia na Lua

O presidente russo Vladimir Putin e o seu colega chinês, Xi Jinping, assinaram nesta quinta-feira (8) um memorando que prevê a construção de uma estação de energia na Lua.
"A Roscosmos e a Administração Espacial Nacional da China assinaram um memorando de cooperação para a criação de uma estação de energia lunar", lê-se no comunicado da Roscosmos.
Relembre:
Em março de 2023, Yuri Borisov, diretor-geral da Roscosmos, já havia adiantado os planos russo-chineses de instalar uma usina energética na Lua.

Borisov ressaltou que, ao considerar a criação de futuros assentamentos lunares, a construção da instalação energética é uma questão crucial, uma vez que "sem energia, nada pode ser realizado". Nesse contexto, o chefe da Roscosmos enfatizou que "as baterias solares não são capazes de resolver esse problema" e "não conseguiriam fornecer a quantidade necessária de energia".
"Somente a energia nuclear poderia resolver essa questão", disse o diretor, acrescentando que a Rússia possui "competência nessa área". "Atualmente, estamos considerando seriamente um projeto para os anos 2033-2035 para a entrega e instalação de uma usina de energia na superfície lunar junto com nossos colegas chineses", disse à época
