Notícias

Relações com China atingiram nível mais alto da história, afirma Putin

De acordo com o presidente russo, quase todas as transações comerciais entre a Rússia e a China são realizadas em rublos e yuans, o que é uma proteção contra a ingerência de terceiros países.
Relações com China atingiram nível mais alto da história, afirma PutinSputnik / Sergey Bobylev

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega chinês, Xi Jinping, assinaram uma série de documentos bilaterais durante reunião no Kremlin, nesta quinta-feira (8).

Após a assinatura dos documentos, Putin afirmou que as relações entre os dois países atingiram o nível mais alto da história.

De acordo com Putin, quase todas as transações comerciais entre a Rússia e a China são realizadas em rublos e yuans, o que é uma proteção contra a ingerência de terceiros países.

O presidente russo também observou que os dois países "cooperam de forma frutífera" dentro da estrutura do BRICS e da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

"A Rússia apoia as prioridades da presidência chinesa da OCX e teremos o prazer de participar da cúpula da Organização, em Tianjin, em setembro deste ano. Naturalmente, continuaremos a coordenar estreitamente nossas posições em outros formatos multilaterais", afirmou. 

"Vitória sobre fascismo"

Foram as duas nações que "contribuíram decisivamente para a vitória sobre o fascismo" na Segunda Guerra Mundial, afirmou por sua vez o presidente chinês. 

"É importante permanecermos amigos confiáveis para sempre no espírito de uma amizade moderada. Oitenta anos atrás, os exércitos e os povos da China e da Rússia lutaram abnegadamente contra os ferozes militaristas e nazistas. Ombro a ombro, eles escreveram um capítulo majestoso na história da humanidade, cobrindo-se de uma glória imortal. A grande amizade de nossos povos foi forjada no fogo e cimentada no sangue", afirmou.