
Putin e Xi assinam acordos e aceleram construção conjunta de gasoduto

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, planejam acelerar o projeto de construção do gasoduto Força da Sibéria-2 ("Sila Sibiri-2" no original em russo), afirmou o primeiro-ministro russo, Alexander Novak, à imprensa depois que os dois líderes se reuniram no Kremlin nesta quinta-feira (8).

O projeto em questão prevê o fornecimento anual à China de 50 bilhões de metros cúbicos de gás natural a partir de jazidas russas da Sibéria Ocidental. O início das obras depende da conclusão de um contrato ainda em negociação entre o consórcio russo Gazprom e a empresa chinesa CNPC. Um protocolo final sobre a estimativa dos fundamentos técnicos e econômicos do projeto foi assinado no início de 2022.
O projeto prevê a passagem do gasoduto pelo território da Mongólia, país com o qual a Gazprom já assinou um plano de negócios conjuntos.
Em 2025, a Rússia deverá aumentar o fornecimento de petróleo e gás para a China por meio de canais já existentes, enquanto que os suprimentos de carvão serão ligeiramente reduzidos, disse Novak à imprensa.

O já operacional Força da Sibéria transporta gás natural das jazidas da República da Yakutia e da província de Irkutsk para a China e é a maior rede de gasodutos do Extremo Oriente russo.
Acordos bilaterais
Durante o encontro, Vladimir Putin e Xi Jinping assinaram uma série de documentos bilaterais.
Em coletiva de imprensa conjunta, as partes anunciaram uma série de acordos nas áreas de educação, mídia, cultura e desenvolvimento digital, além de investimentos e finanças.
Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da China, Sergey Lavrov e Wang Yi, assinaram uma declaração conjunta para fortalecer a defesa da autoridade do direito internacional, bem como um memorando de entendimento entre os governos dos dois países sobre o estabelecimento de uma Comissão Consultiva Bilateral para questões de biossegurança.
Putin e Xi também assinaram uma declaração conjunta de estabilidade estratégica global em que as partes se comprometem a aprofundar sua parceria para o início de uma nova era, ao mesmo tempo em que comemoram o 80º aniversário da Vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica, da Vitória do povo chinês na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e da criação das Nações Unidas.
As conversas oficiais entre Putin e Xi duraram três horas e meia.

