Notícias

Reuters: Trump lançou operação secreta da CIA contra a China

"Queríamos que eles perseguissem fantasmas", disse um ex-funcionário dos EUA.
Reuters: Trump lançou operação secreta da CIA contra a ChinaAP / Susan Walsh

Donald Trump autorizou a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) durante sua presidência a lançar uma campanha clandestina para virar a opinião pública chinesa contra seu Governo, informou a Reuters na quinta-feira, citando suas fontes.

Desde 2019, uma equipe de agentes da CIA usou identidades falsas nas mídias sociais chinesas para divulgar "narrativas negativas" sobre o Governo do presidente chinês Xi Jinping, enquanto vazava informações "depreciativas" para a mídia estrangeira, disseram três ex-funcionários dos EUA.

Como parte de sua campanha, a CIA espalhou acusações de que membros do Partido Comunista da China estavam escondendo dinheiro "ilícito" no exterior, além de criticar como "corrupta e perdulária" a estratégia de desenvolvimento de infraestrutura global do gigante asiático, a iniciativa Belt and Road.

De acordo com as fontes da mídia, esses esforços tinham como objetivo "fomentar a paranoia entre os principais líderes do país, forçando seu Governo a gastar recursos para rastrear invasões" na Internet chinesa. "Queríamos que eles perseguissem fantasmas", disse um dos informantes.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que a notícia mostra que os EUA usam "o espaço da opinião pública e as plataformas de mídia como armas para disseminar informações falsas e manipular a opinião pública internacional".