
Casamento entre menores de idade no México causa indignação (VÍDEO)

O casamento de dois menores de idade mexicanos gerou intensa repercussão no país. A cerimônia, realizada em 4 de maio, ganhou destaque após imagens e vídeos publicados em redes sociais sugerirem que os noivos teriam entre 12 e 13 anos.

Um dos vídeos exibe os dois jovens dançando e se beijando vestidos com trajes nupciais: ele usando um terno cinza, e ela com um vestido branco de noiva e luvas combinando. Registros do evento também mostram os adolescentes consumindo bebidas alcoólicas, cercados por convidados.
Willy Paz, fotógrafo do casamento ocorrido na comunidade de San Pedro Cuitlapa, no estado de Guerrero, rebateu as críticas em publicação nas redes sociais. Ele alegou que não houve "casamento forçado" e que os noivos têm 16 e 17 anos, segundo informações do jornal Proceso.
🇲🇽 | Indignación en redes por boda de niños en Guerrero, México.Natalia y Miguel, ambos de 12 años de edad, contrajeron matrimonio con el consentimiento de sus familias en la comunidad de San Pedro Cuitlapan. pic.twitter.com/G1QvUtzYGt
— Alerta Mundial (@AlertaMundoNews) May 7, 2025
Dados do governo mexicano revelam que, em dezembro de 2023, uma em cada cinco meninas no país se casou antes da maioridade.
A prática viola direitos humanos de crianças e adolescentes, expondo meninas a riscos como violência, gravidez precoce, abandono escolar e pobreza, conforme alerta o Instituto Estadual de Seguro Social e Serviços Sociais para Trabalhadores.
O estado de Guerrero registrou, em 2020, o segundo maior percentual do México de mulheres entre 12 e 17 anos em uniões precoces ou gestação na adolescência.
