Notícias

Israel e EUA discutem possibilidade de administração liderada pelos EUA em Gaza - Reuters

''Não haveria um prazo fixo para a duração'' desta administração, segundo as fontes do veículo.
Israel e EUA discutem possibilidade de administração liderada pelos EUA em Gaza - ReutersGettyimages.ru / Alex Wong

Os Estados Unidos e Israel discutem a possibilidade de Washington liderar uma administração temporária de Gaza após a guerra. As informações são da agência Reuters, citando cinco pessoas familiarizadas com o assunto.

Os diálogos preveem um governo de transição chefiado por um funcionário dos EUA que ficaria responsável por supervisionar Gaza até que a região fosse desmilitarizada e estabilizada. Segundo as fontes citadas pelo veículo, isso seria alcançado com o surgimento de "uma administração palestina viável".

''De acordo com as discussões, que permanecem preliminares, não haveria um prazo fixo para a duração de uma administração liderada pelos EUA, que dependeria da situação no local'', escreve o portal.

As fontes, que falaram à Reuters em condição de anonimato, compararam a proposta à coalização estabelecida pelos americanos no Iraque após a deposição do presidente Saddam Hussein em 2003.

"Outros países seriam convidados a participar da autoridade liderada pelos EUA em Gaza, disseram as fontes, sem identificar quais". De acordo com eles, o governo buscaria a ajuda de especialistas palestinos, mas descarta a participação do grupo islâmico Hamas e a Autoridade Palestina.