Índia confirma ataque contra radares e sistemas antiaéreos do Paquistão

O Ministério da Defesa da Índia confirmou realizar um ataque na manhã desta quinta-feira (8) contra radares e sistemas de defesa aérea em vários locais no Paquistão, conforme uma declaração em seu site.
Debris from Indian drones that were shot down after they violated Pakistan's airspace, May 8, 2025.📷: ISPRRead more: https://t.co/RmD8mlV31M#GeoNewspic.twitter.com/uQQfpHuQ7F
— Geo English (@geonews_english) May 8, 2025
O documento observa que, na noite de 7 para 8 de maio, Islamabad tentou atacar vários alvos militares no norte e no oeste da Índia usando drones e mísseis, detalhando que eles foram neutralizados e que os destroços estão sendo recuperados como prova.
De acordo com a agência militar, a resposta de Nova Délhi foi do mesmo tipo e intensidade, assegurando que responderá a qualquer ataque a alvos militares indianos. "Um sistema de defesa aérea em Lahore foi neutralizado", afirmou.
"O Paquistão aumentou a intensidade de seus disparos não provocados através da Linha de Controle, usando morteiros e artilharia de grande calibre em áreas dos setores de Kupwara, Baramulla, Uri, Poonch, Mendhar e Rajouri em Jammu e Caxemira", continua.
O documento também aponta que os ataques paquistaneses tiraram a vida de 16 pessoas, incluindo três mulheres e cinco crianças. "As forças armadas indianas reiteram seu compromisso com a não escalada, desde que seja respeitado pelos militares paquistaneses", conclui.
Por sua vez, o Exército do Paquistão confirmou a interceptação e destruição de 25 drones indianos em vários locais, segundo a mídia local, detalhando que os UAVs abatidos eram Harop MK 2 de fabricação israelense.
