Rússia desenvolve tecnologia inovadora para diagnóstico precoce de câncer

Primeiro projeto nacional com essas características, o sistema é capaz de identificar riscos de cânceres pulmonares, renais, mamários, ovarianos, prostáticos e do intestino grosso.

A Rússia deu um passo importante no combate ao câncer com o lançamento de um novo sistema de rastreamento oncológico. Desenvolvido pela Universidade Sechenov, o software batizado de "Oncopro" tem como principal objetivo identificar precocemente, por meio de exames de sangue, pacientes com maior risco de desenvolver tumores malignos, publicou o veículo russo Izvestia.

Considerado inédito no país, o sistema é capaz de detectar possíveis riscos de diversos tipos de câncer, como os de pulmão, rim, mama, ovário, próstata e intestino grosso. Utilizando algoritmos avançados, a ferramenta analisa marcadores presentes no sangue e os compara com padrões previamente associados ao surgimento de doenças oncológicas, direcionando os pacientes para exames complementares quando necessário.

Como explica a gerente de projeto, Dra. Marina Sekacheva, o Oncopro foi criado com base em três algoritmos. Para desenvolvê-los, os pesquisadores trabalharam com amostras de sangue de 600 voluntários, onde aproximadamente 400 estavam diagnosticados com câncer. Agora, o sistema é capaz de receber os resultados dos testes de um paciente e compará-los com os dados de indivíduos com câncer, avaliando o risco para desenvolvimento da doença.

De acordo com a médica, esse é o primeiro projeto nacional com tais características. Embora sistemas semelhantes já tenham sido implementados na China e na Coreia do Sul, ela destaca que esta é a primeira vez que a Rússia desenvolve uma iniciativa desse tipo, marcando um avanço significativo no diagnóstico precoce.