
Putin destaca a contribuição de Cuba na luta contra o nazismo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou, nesta quarta-feira (7), na reunião com seu colega cubano, Miguel Díaz-Canel, o papel dos militares cubanos na Grande Guerra Patriótica e na vitória contra o nazismo.
"Cuba contribuiu para a luta contra o nazismo. Sei que você acabou de começar sua visita a São Petersburgo, ou Leningrado, e gostaria de salientar que voluntários cubanos lutaram ao lado do Exército Vermelho, inclusive em Leningrado", disse Putin a Díaz-Canel.

Díaz-Canel expressou sua gratidão por ter sido convidado à Rússia para este evento histórico. Ele também reafirmou a importância das duas datas "que nos unem em nossas relações históricas", referindo-se ao 80º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica e o 65º aniversário do estabelecimento das relações entre os dois países.
O presidente cubano disse que foi "muito significativo" participar das comemorações, pois "tudo o que propomos resgata a memória histórica nestes tempos, em que aumentam as tentativas de diminuir o papel de protagonista heroico da União Soviética, do Exército Vermelho e do povo russo em relação à vitória sobre o fascismo".
"O povo russo salvou a humanidade"
Durante seu discurso, Díaz-Canel também afirmou que o povo russo teve "o mérito de salvar a humanidade" durante a Segunda Guerra Mundial, acrescentando que nos últimos tempos "há uma tentativa de negar e reescrever a história".
Ele alertou sobre a presença de novas manifestações do fascismo no mundo e expressou que o esforço para contar a verdadeira história é "muito importante".
O presidente ressaltou que as relações entre os dois países "persistiram apesar dos desafios que tiveram que enfrentar ao longo do tempo".
"A história nos mostrou que a unidade baseada na cooperação, na solidariedade e na amizade nos permite enfrentar desafios", concluiu.
