"Documento poderoso": Rússia e Venezuela assinam acordo de parceria estratégica e cooperação

O líder venezuelano chegou a Moscou na terça-feira para participar das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória.

Após conversar com o líder russo Vladimir Putin na quarta-feira (7), o presidente venezuelano Nicolás Maduro assinou um acordo de parceria estratégica e cooperação com o país eurasiático.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que se tratava de um documento "poderoso, significativo e importante".

Maduro chegou a Moscou na terça-feira (6) para participar das celebrações que marcam o 80º aniversário do Dia da Vitória na Grande Guerra Patriótica, que ocorrerá em 9 de maio na Praça Vermelha.

O líder venezuelano visita Moscou apesar de o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, ter ameaçado quem decidisse participar das celebrações, dizendo que a Ucrânia "não pode ser responsabilizada pelo que acontece no território da Rússia" durante esta data.

Maduro também realizou uma breve coletiva de imprensa nesse dia na qual relembrou os feitos do povo russo e das demais nações que faziam parte da URSS na derrota contra a Alemanha nazista. O líder latino-americano expressou "infinita admiração histórica pelo povo russo e pelos povos da antiga União Soviética pela imensa contribuição que fizeram à humanidade".

Nesse sentido, o líder caribenho pediu para lembrar que essa vitória foi alcançada com "um sacrifício de 27 milhões de seres humanos", acrescentando que o Exército Vermelho "salvou a Europa e a humanidade".