Notícias

Ministra das Relações Exteriores da Alemanha estaria preparando um plano secreto para fornecer mísseis a Kiev

Segundo a mídia local, uma de suas opções é entregar essas armas ao Reino Unido para serem enviadas a Kiev, mantendo o controle sobre a instalação e o direcionamento desses mísseis.
Ministra das Relações Exteriores da Alemanha estaria preparando um plano secreto para fornecer mísseis a KievGettyimages.ru / Maja Hitij

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, evitou durante meses fazer declarações públicas sobre o fornecimento de mísseis Taurus para Kiev, o que Olaf Scholz pode ter visto como uma pressão indesejada, mas está trabalhando secretamente em um plano que permitiria a Berlim enviar essas armas para a Ucrânia sem violar as "linhas vermelhas" traçadas pelo chanceler, noticiou nesta a revista Der Spiegel, citando o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ).

Segundo o jornal, uma das opções da chanceler é entregar as armas ao Reino Unido para que sejam entregues a Kiev, mantendo o controle sobre a instalação e o direcionamento dos mísseis.

Por sua vez, o chanceler alemão Olaf Scholz declarou em mais de uma ocasião que seu país não fornecerá à Ucrânia os mísseis de cruzeiro ar-superfície Taurus, que têm um alcance de 500 quilômetros, acrescentando que a questão deve ser analisada com cuidado para não agravar o conflito.

Como o Taurus pode ser usado para atingir o território russo, Scholz não quer ceder o controle dessa arma aos ucranianos. De acordo com o oficial sênior, Berlim deve evitar que o país se torne parte do confronto entre Kiev e Moscou.

Os Tauruses também são altamente precisos, capazes de penetrar em bunkers subterrâneos fortificados, destruir pontes, afundar navios de guerra, desativar aeroportos e portos navais, entre outros alvos.