Notícias

EUA e China se encontrarão em Genebra para tentar conter guerra comercial

Os representantes de ambos os países vão discutir tarifas e tentar amenizar tensões após os tarifaços iniciados por Trump; a China cobra mudança de postura.
EUA e China se encontrarão em Genebra para tentar conter guerra comercialGettyimages.ru / suphanat Khumsap

Os Estados Unidos e a China farão a primeira reunião para tratar da guerra comercial em Genebra, na Suíça, nos dias 10 e 11 de maio, informou a Bloomberg na terça-feira (6).

As negociações terão como objetivo "amenizar o impasse tarifário".

O encontro marcará o primeiro contato entre representantes do governo Donald Trump e a liderança chinesa desde que o presidente americano anunciou a imposição de tarifas de até 145% sobre produtos chineses. Em resposta, Pequim adotou tarifas retaliatórias de 125%.

A delegação dos EUA será composta pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo principal negociador comercial, Jamison Greer. A China será representada pelo vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado, He Lifeng.

Segundo Bessent, as conversas "se concentrarão na redução da escalada, não em um grande acordo comercial".

China cobra mudanças de postura dos EUA

O Ministério do Comércio chinês afirmou que os EUA "devem demonstrar sinceridade", "corrigir práticas errôneas" e "resolver as preocupações de ambos os lados por meio de consultas".

"Se vocês disserem uma coisa e fizerem outra, ou mesmo tentarem continuar a coerção e a chantagem sob o pretexto de negociações, a China nunca sacrificará sua posição de princípios e a justiça internacional para chegar a qualquer acordo", declarou o ministério em comunicado, segundo a agência.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.