A Índia confirmou, nesta terça-feira (6), a realização de um ataque com mísseis a nove alvos no Paquistão, na região da Caxemira, informou a mídia local. A operação, denominada Sindoor, visou infraestruturas ligadas a grupos terroristas, de acordo com as autoridades indianas. Até o momento não há informações oficiais sobre o número de mortes.
Em comunicado, o governo de Nova Delhi afirmou que as ações foram ''precisas, comedidas e não escalatórias'', destacando que o ataque era uma resposta a um atentado terrorista contra turistas, no último dia 22, que resultou em 26 mortes.
O diretor-geral de relações públicas do Paquistão, tenente-general Ahmed Sharif Chaudhry, confirmou na noite desta terça-feira que a Índia realizou ataques com mísseis em várias cidades paquistanesas. De acordo com a autoridade, os alvos estavam localizados em três cidades: Kolti, Bahawalpur e Muzaffarabad.
''Há algum tempo, o inimigo covarde da Índia lançou ataques aéreos contra a Mesquita Subhanullah, na área oriental de Ahmed, em Bahwalpur, Kotli e Muzaffarabad, em três locais'', afirmou Chaudhry. O ataque ocorre em um contexto de crescente tensão entre os dois países, que compartilham uma disputa territorial de longa data sobre a Caxemira.
Após as explosões, a energia elétrica de Muzaffarabad foi cortada, disseram as testemunhas. Ambos os países possuem armas nucleares.
- Logo depois, o Paquistão lançou na mesma noite um ataque em represália aos recentes bombardeios promovidos pela Índia contra diversos locais do país.