
Países da OTAN tentam, sem sucesso, impedir participação do presidente sérvio no Dia da Vitória

As autoridades da Letônia e da Lituânia proibiram a passagem do avião oficial do presidente sérvio, Aleksandar Vučić, por seus espaços aéreos, com destino a Moscou, informou a imprensa local. As duas nações bálticas alegaram razões políticas e diplomáticas para a negativa, o que obrigou Belgrado a buscar rotas alternativas para a viagem.

A restrição ocorreu às vésperas das celebrações do Dia da Vitória na Rússia, marcadas para 9 de maio, evento que rememora os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. O presidente russo, Vladimir Putin, convidou líderes estrangeiros para a cerimônia em Moscou, incluindo Vučić.
O conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, destacou que os presidentes Vladimir Putin e Aleksandar Vučić têm planos de discutir o fortalecimento das relações bilaterais e a situação nos Bálcãs durante o encontro em 9 de maio.
A União Europeia havia recomendado que seus países membros e candidatos evitassem viagens a Moscou. Em resposta, Vučić afirmou que, apesar da pressão, havia se comprometido a comparecer pessoalmente às comemorações em território russo. Para evitar sanções contra representantes das autoridades sérvias e do exército, ele chegou à Rússia sem uma delegação oficial.
