
INSS devolverá automaticamente valores fraudados aos beneficiários; pagamento não será via Pix
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, informou nesta terça-feira (6) à Rádio CBN que o Instituto realizará a devolução automática dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. A medida foi tomada após a identificação de fraudes em investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com Waller Júnior, os ressarcimentos serão efetuados diretamente na conta bancária onde os beneficiários recebem seus pagamentos mensais. Não será necessário que os segurados realizem qualquer solicitação ou procedimento adicional para receber os valores devidos. Importante destacar que o pagamento não será feito via Pix, mas diretamente na conta vinculada ao benefício.

O INSS alerta os beneficiários para que não forneçam informações pessoais ou realizem qualquer procedimento fora dos canais oficiais. Ainda não há uma data definida para o início dos pagamentos.
''Não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade'', disse Gilberto Waller Júnior.
CGU assume processos administrativos
A Controladoria-Geral da União (CGU) assumiu, na segunda-feira (5), a responsabilidade por apurar eventuais irregularidades administrativas cometidas por 12 organizações civis suspeitas de se apropriar ilegalmente de parte das aposentadorias e pensões pagas a milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida foi formalizada por meio de um ofício encaminhado ao presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, pelo Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Vianna. O documento destaca a necessidade de atuação excepcional da CGU, considerando a repercussão e relevância do caso, conforme divulgou a Agência Brasil.
Veja a lista das organizações civis suspeitas de irregularidades:
Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados, Servidores e Pensionistas do Brasil (Asabasp)
APPN Benefícios - Aapen (ABSP)
Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (Aapps Universo)
Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB)
Associação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbrapi)
Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap)
União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (Unaspub)
Associação no Brasil de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Apbrasil)
Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec)
Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA)
Caixa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas (Caap)
Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (Apdap Prev (Acolher)
Relembre o caso
Em 23 de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram uma operação para investigar fraudes no INSS. A ação resultou na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto.
As investigações apontam que aposentados e pensionistas sofreram descontos indevidos em seus benefícios entre 2019 e 2024. Segundo estimativas preliminares da PF e da CGU, os desvios podem somar mais de R$ 6,3 bilhões.

