Trump diz que EUA cessarão ataques contra Houthis do Iêmen

De acordo com o presidente dos EUA, a o "mais importante" é que os houthis garantiram que "não atacarão mais navios".

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (6) que Washington cessará seus ataques contra os houthis do Iêmen.

"Os Houthis não querem mais lutar. Vamos honrar isso e cessar os ataques", disse o líder dos EUA, acrescentando que o grupo iemenita "capitulou" e que o "mais importante" é que "não atacarão mais navios".

Trump observou que os rebeldes iemenitas "estavam atacando muitos navios" e que agora ele "aceitará a palavra deles [dos houthis]". "E vamos parar o bombardeio dos houthis, com efeito imediato", concluiu.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que a questão dos houthis sempre foi sobre "liberdade de navegação". "Trata-se de um grupo de indivíduos com armamento avançado ameaçando o transporte marítimo global, e a tarefa era interromper isso", disse ele.

Trump ordenou a seus militares em 15 de março que realizassem uma operação militar "decisiva e poderosa" contra os rebeldes Houthi depois que o grupo anunciou sua intenção, em apoio à Faixa de Gaza, de retomar os ataques no Mar Vermelho contra navios mercantes com destino a Israel.