Conheça o "Regimento Imortal" - a marcha em memória aos veteranos da Grande Guerra Patriótica

O Regimento Imortal é um movimento público internacional dedicado à memória dos participantes da Grande Guerra Patriótica (1941-1945). Todos os anos, no Dia da Vitória, em 9 maio, os participantes marcham em coluna pelas ruas das cidades com retratos de seus parentes que, de alguma forma, participaram da Grande Guerra Patriótica: combatentes da resistência, trabalhadores da frente doméstica, prisioneiros de campos de concentração, sobreviventes dos cercos, crianças que nasceram durante o conflito e outras vítimas da guerra.
O movimento em sua forma atual foi iniciado em 2011 em Tomsk pelos jornalistas Sergey Lapenkov, Sergey Kolotovkin e Igor Dmitriev.
O surgimento do "Regimento Imortal"
Mesmo antes do surgimento do nome "Regimento Imortal", atos semelhantes haviam sido organizados em algumas cidades da URSS. A primeira ação conhecida ocorreu em 1965 quando alunos da escola nº 121 de Novosibirsk marcharam pelas ruas da cidade carregando retratos com fotos de veteranos da guerra.
Em 2011, em Tomsk, os jornalistas Sergei Lapenkov, Sergei Kolotovkin e Igor Dmitriev notaram que cada vez menos veteranos participavam das procissões de rua no Dia da Vitória e decidiram fazer justiça a eles: os heróis que defenderam a liberdade do país deveriam participar das festividades mesmo que em fotografias.
A ideia foi baseada na antiga tradição soviética de se levar retratos de parentes para memoriais em homenagem aos entes queridos falecidos.

A procissão passou a se tornar um evento anual desde 2015. No feriado do Dia da Vitória em 9 de maio daquele ano, o Regimento Imortal marchou pela primeira vez pela Praça Vermelha após o desfile militar do 70º aniversário da Vitória. Mais de 150 mil pessoas manifestaram interesse em fazer parte da procissão, das quais, segundo as autoridades russas, 50 mil participaram, incluindo o próprio presidente russo, Vladimir Putin, que carregou o retrato de seu pai, um soldado da linha de frente. Durante a pandemia de Covid-19, a marcha foi realizada em formato on-line.

Objetivos do "Regimento Imortal"
- Preservar a memória pessoal: permitir que os descendentes dos veteranos imortalizem o feito de seus parentes - os participantes da Grande Guerra Patriótica.
- Evitar a distorção dos fatos: preservar a verdade sobre o papel da URSS na vitória contra o nazismo.
- Unir gerações: conectar os jovens com a história da família por meio do engajamento.
- Promover o respeito e o reconhecimento pelos feitos dos antepassados.
- Lembrar ao mundo os sacrifícios e o heroísmo dos povos da URSS.
- Opor-se às tentativas de difamar a memória da guerra em alguns países.
