Notícias

Após tentativa fracassada, Merz assegura votos necessários para comandar a Alemanha como chanceler

Horas antes, o político ficou seis votos abaixo da maioria necessária no primeiro turno de votação.
Após tentativa fracassada, Merz assegura votos necessários para comandar a Alemanha como chancelerGettyimages.ru / picture alliance

Friedrich Merz, da União Democrata Cristã da Alemanha, conquistou a maioria necessária para se tornar chanceler na segunda votação do Bundestag do dia, na terça-feira.

Após a eleição do Bundestag, o presidente federal Frank-Walter Steinmeier nomeou oficialmente Merz como chanceler do país.

Merz foi confirmado como chefe do governo alemão após receber 325 votos do Bundestag. Horas antes, ele ficou seis votos abaixo da maioria na primeira rodada de votação, conquistando a confiança de apenas 310 dos 630 membros do Bundestag. A imprensa local enfatizou que nunca antes um chanceler indicado havia fracassado em uma votação na câmara após uma eleição federal e negociações de coalizão bem-sucedidas.

Após sua sessão de horas atrás, a líder do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Weidel, pediu a Merz que "renunciasse imediatamente".

Relembre:

Nas eleições antecipadas de fevereiro, a União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, liderou com 28,5% dos votos. A Alternativa para a Alemanha (AfD), de direita nacionalista, alcançou números históricos ao posicionar-se na segundo colocação, com 20,8% dos votos.

Merz se descreve como conservador nos costumes e liberal na economia. O político prometeu várias vezes diminuir os impostos corporativos, reduzir a burocracia e cortar os benefícios sociais.