
Kremlin divulga lista oficial de líderes globais que estarão em Moscou para os 80 anos do Dia da Vitória

Vinte e nove líderes estrangeiros participarão do desfile em Moscou dedicado ao 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, informou o assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, citado pela RIA Novosti nesta terça-feira (6).
"O dia 9 de maio é o principal dia de nossas comemorações. Começa com uma cerimônia em que nosso presidente dá as boas-vindas aos chefes das delegações estrangeiras. Em seguida, todos se deslocam juntos para a Praça Vermelha e tomam seus lugares nas tribunas. De acordo com a tradição, às 10:00 da manhã começa o desfile militar", detalhou o assessor de Vladimir Putin.

Ushakov afirmou que os chefes do Estado do Brasil, Venezuela, China, Palestina, Cuba e Egito presenciarão do desfile em Moscou.
O evento na capital russa também contará com a presença dos líderes da Armênia, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Abkhazia, Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Vietnã, Guiné-Bissau, Zimbábue, Congo, Guiné Equatorial, Etiópia, Laos, Mongólia, Mianmar, Sérvia, Eslováquia e Ossétia do Sul.
Segundo o assessor presidencial, Índia, Nicarágua e África do Sul serão representadas por delegações de alto nível. A República Popular Democrática da Coreia será representada em nível de embaixador.
Moscou também enviou um convite à Embaixadora dos EUA, Lynne Tracy, mas sua presença não foi confirmada.
Durante as comemorações, Vladimir Putin realizará mais de 15 reuniões bilaterais e conversas com lideranças de vários países, incluindo com o presidente do Brasil para tratar sobre o conflito ucraniano.
