Notícias

Reino Unido se prepara para conflito contra a Rússia e planeja uso de bunker por premiê

O plano secreto, revelado pelo jornal britânico The Telegraph, detalha ações imediatas após eventual ataque estrangeiro e inclui resposta a ameaças cibernéticas inéditas.
Reino Unido se prepara para conflito contra a Rússia e planeja uso de bunker por premiêGettyimages.ru / Bob Krist

O Reino Unido decidiu atualizar seu plano de defesa pela primeira vez em 20 anos, acrescentando cláusulas referentes a um possível conflito armado com a Rússia, informou o jornal The Telegraph na segunda-feira (5), com base em fontes do governo.

Segundo o jornal, o plano vai detalhar a estratégia para os primeiros dias após um eventual ataque ao Reino Unido por parte de um Estado estrangeiro hostil. O documento, que incluirá informações sobre a proteção do gabinete, da família real e do sistema de transmissão pública, será mantido sob sigilo.

"O plano instruirá o primeiro-ministro e o gabinete como administrar o governo em tempos de guerra e quando eles devem usar o bunker em Downing Street ou fora de Londres", afirma o relatório.

"Os ministros temem que o Reino Unido não seja apenas superado pela Rússia e seus aliados no campo de batalha, mas que também esteja despreparado e mal defendido em seu próprio território", escreve o jornal.

Um cenário de guerra cibernética será analisado em detalhes, uma possibilidade que Londres não considerava uma ameaça relevante ao elaborar o plano anterior.

"O novo plano de contingência abordará pela primeira vez a guerra cibernética, que, segundo os chefes de inteligência, é uma das ameaças mais perigosas que o Reino Unido enfrenta", revela o jornal.