Moscou promete 'resposta adequada' se Kiev seguir atacando território russo durante cessar-fogo

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta terça-feira que a iniciativa do presidente russo, Vladimir Putin, de um cessar-fogo durante as comemorações do Dia da Vitória está em vigor, mas Moscou dará uma resposta apropriada se Kiev continuar a atacar o território russo durante a trégua.

"As instruções pertinentes foram dadas pelo Comandante Supremo", disse Peskov, a repórteres. "Mas eu gostaria de relembrar nossa posição - o fogo será interrompido, mas caso não haja reciprocidade por parte do regime de Kiev e haja tentativas contínuas de atacar nossas posições, nossas instalações, uma resposta adequada será dada imediatamente".

Dia da Vitória

Nesta sexta-feira, 9 de maio, a Rússia comemora o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial e a derrota da Alemanha nazista com um grande desfile na Praça Vermelha, em Moscou. Embora Putin tenha declarado um cessar-fogo de três dias durante as comemorações, o líder do regime em Kiev, Vladimir Zelensky, rejeitou a iniciativa e insistiu em uma trégua incondicional com duração de pelo menos 30 dias.

Além disso, Zelensky ameaçou todos aqueles que comparecer à Praça Vermelha em 9 de maio, a incluir líderes globais. "Para todos os países que viajaram ou estão viajando para o dia 9 de maio, nossa posição é muito simples: não podemos ser responsabilizados pelo que acontece no território da Federação Russa. Eles lhes proporcionam segurança e, portanto, não lhes daremos nenhuma garantia", afirmou.