RT recria com IA primeiro anúncio da vitória da URSS na Grande Guerra Patriótica

A lendária voz de Yuri Levitan nos permite reviver a memória daquele dia em que fora anunciada a notícia que o mundo inteiro esperava ouvir.

Na véspera das comemorações do 80º aniversário da vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, a RT recriou em um vídeo gerado por IA o momento do primeiro anúncio da vitória da URSS sobre o nazismo.

"Atenção, aqui fala Moscou! Em 8 de maio de 1945, em Berlim, representantes do comando alemão assinaram o ato de rendição incondicional das Forças Armadas Alemãs. A Grande Guerra Patriótica, travada pelo povo soviético contra os invasores fascistas, foi vencida. A Alemanha está completamente derrotada", declarou Yuri Levitan, famoso radialista soviético cuja voz se tornou um ícone do rádio nos tempos da guerra.

As imagens foram geradas com tecnologia de inteligência artificial e permitem que o público reviva as emoções daquele dia com a notícia pela qual todo o mundo ansiava em ouvir.

A assinatura da capitulação do Terceiro Reich ocorreu às 22h43 de 8 de maio de 1945 no horário de Berlim (9 de maio às 00h43, horário de Moscou). Em 8 de maio, as transmissões de rádio soviéticas foram estendidas até às 03:30. Os locutores anunciavam regularmente que uma mensagem importante estava prestes a ser transmitida.

Às 02:10, ressoou a voz lendária de Levitan que, para milhões de pessoas, passou a ser para sempre associada à vitória do povo soviético. Mais tarde, o locutor recitou o decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS declarando 9 de maio como o Dia da Vitória.

Durante todo o dia, essas mensagens foram repetidas constantemente e, às 21h50, Levitan leu o comunicado oficial do Comandante Supremo em Chefe do Exército Vermelho anunciando a vitória absoluta sobre o nazismo.