
Histórico: Primeira votação para eleger novo chanceler alemão termina em impasse

Friedrich Merz, político da União Democrata Cristã da Alemanha, não conseguiu obter a maioria na votação e, portanto, não foi eleito chanceler no primeiro turno. As informações são da imprensa local.
Apenas 310 dos 630 membros do Bundestag votaram no líder conservador. Seis votos adicionais seriam necessários para a maioria. A sessão foi suspensa para que os grupos políticos possam tomar decisões sobre os próximos passos.
Was für ein historisches Debakel! Friedrich Merz verfehlt die nötigen Stimmen bei der Kanzlerwahl. Die Sitzung ist unterbrochen. @Tagesspiegelpic.twitter.com/ZBGQQERdxi
— Felix Hackenbruch (@FHackenbruch) May 6, 2025
A imprensa local enfatiza que nunca antes um chanceler indicado fracassou nas eleições para o Bundestag após eleições federais bem-sucedidas e negociações de coalizão.

Relembre:
Nas eleições antecipadas de fevereiro, a União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, liderou com 28,5% dos votos. A Alternativa para a Alemanha (AfD), de direita nacionalista, alcançou números históricos ao posicionar-se na segundo colocação, com 20,8% dos votos.
Merz se descreve como conservador nos costumes e liberal na economia. O político prometeu várias vezes diminuir os impostos corporativos, reduzir a burocracia e cortar os benefícios sociais.
