Notícias

Estado de Maine exclui Trump de suas eleições primárias

Decisão de tornar o ex-presidente inelegível partiu de Shenna Bellows, secretária de Estado de Maine.
Estado de Maine exclui Trump de suas eleições primáriasGettyimages.ru / Win McNamee

Autoridades de Maine removeram o nome de Donald Trump das cédulas nas eleições primárias do estado na quinta-feira (29/12). A decisão de torná-lo inelegível foi justificada pela cláusula constitucional que impede a candidatura daqueles envolvidos em insurgências, segundo a AP. 

Em seu laudo, a secretária de Estado de Maine, Shenna Bellows, que deferiu a inelegibilidade, apontou para o suposto papel de Trump nos ataques contra o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

A medida ocorre em meio ao aguardo da análise de um recurso enviado à Suprema Corte dos EUA acerca de uma determinação parecida realizada por autoridades do Colorado.

A decisão da Suprema Corte acerca do entendimento do Judiciário do estado é muito antecipada pelo seu potencial paradigmático. Afinal, ela estabelecerá, na prática, se outros agentes estaduais possuem um arcabouço teórico legítimo para desqualificar Trump em seus respectivos processos eleitorais.

Atualmente, 14 estados possuem ações judiciais para remover Trump de suas primárias alegando a mesma cláusula constitucional.

Segundo informações do New York Times na quinta-feira (29/12), a Corte comprometeu-se a emitir um veredito sobre a questão rapidamente.