
Trump sobre a sabotagem do Nord Stream: Muitas pessoas sabem quem o explodiu

O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou com a imprensa na segunda-feira sobre a sabotagem dos oleodutos Nord Stream em setembro de 2022.
"Acho que muitas pessoas sabem quem o explodiu, mas fui eu quem o explodiu originalmente, porque eu não teria permitido que ele fosse construído. E então, quando [o presidente dos EUA, Joe] Biden assumiu o cargo, ele permitiu que fosse construído", disse o líder dos EUA.
Perguntado se consideraria a possibilidade de abrir uma investigação formal sobre o que aconteceu com os oleodutos, Trump respondeu que, "provavelmente, se perguntasse a certas pessoas, poderia dizer quem sem ter que gastar muito dinheiro em uma investigação".
Relembre:
No dia 26 de setembro de 2022, os gasodutos Nord Stream sofreram explosões intensas em águas próximas às zonas econômicas exclusivas da Suécia e da Dinamarca, resultando no vazamento de gás no mar. Autoridades de diversos países apontaram para a possibilidade de que o incidente tenha sido um ato de sabotagem.

As autoridades dos EUA expressaram sua satisfação com a explosão da infraestrutura. "Estou muito satisfeita em saber que o Nord Stream 2 se tornou [...] uma pilha de sucata no fundo do mar", disse a então subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Victoria Nuland.
O renomado jornalista norte-americano Seymour Hersh concluiu em 2023 que a Casa Branca estava por trás das explosões. Após uma investigação, ele afirmou que os mergulhadores da Marinha dos EUA colocaram os explosivos nos oleodutos em junho de 2022 sob a cobertura dos exercícios BALTOPS 22 da OTAN. Ele afirmou ainda que o chanceler alemão Olaf Scholz estava ciente do planejamento da sabotagem antes mesmo do início do conflito ucraniano.
