O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira (5) à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres. Ela substituirá Cida Gonçalves.
Trata-se da segunda nomeação de Márcia para um ministério. Durante o segundo mandato de Lula, ela comandou a pasta do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
''A nomeação representa a sexta troca no primeiro escalão do governo apenas neste ano e é mais um passo da reforma ministerial promovida pelo presidente desde o início de 2025'', escreve a imprensa especializada.
Quem é?
Natural do Paraná, a nova ministra das Mulheres possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (PR), onde também atuou como docente, segundo a imprensa brasileira. Além disso, é mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Associada ao Partido dos Trabalhadores desde a década de 1980, atuou como secretária de Assistência Social na prefeitura de Londrina nos anos 1990. Em 2000, foi eleita para a câmara municipal e disputou a eleição para prefeita em 2012, ficando em terceiro lugar.