Notícias

Presidente da Sérvia é esperado no desfile em Moscou apesar de problemas cardíacos

Aleksandar Vucic, apesar da pressão da União Europeia e dos recentes problemas de saúde, se comprometeu a comparecer nas comemorações do Dia da Vitória na Rússia.
Presidente da Sérvia é esperado no desfile em Moscou apesar de problemas cardíacosGettyimages.ru / Pier Marco Tacca

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, é aguardado nas celebrações do Dia da Vitória em Moscou apesar de ter enfrentado recentemente um problema de saúde, afirmou neste sábado (3) o ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro do país, Sinisa Mali.

"Uma coisa que posso dizer é que, pelo que eu o conheço, considerando que ele é um homem de palavra, ele deu sua palavra de que estaria lá [em Moscou], presumo que manterá sua palavra", afirmou Mali na mídia sérvia. 

O desfile do 9 de Maio, na Praça Vermelha em Moscou marcará o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin convidou os líderes de vários países como Sérvia, Eslováquia, China, Índia e Brasil, entre outros. As autoridades da União Europeia advertiram os países-membros e candidatos a membro a não comparecerem.

Na sexta-feira (2), Vucic interrompeu uma viagem oficial aos Estados Unidos após sentir dores no peito durante uma reunião na Flórida que foram atribuídas à pressão alta.

Ele havia agendado encontros com a diáspora sérvia e com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas precisou retornar a Belgrado, onde foi internado na Academia Médica Militar. 

Presidente sérvio recebeu alta no sábado. A Academia Médica Militar confirmou que o presidente passou por exames cardíacos e de sangue, e agora está em condição estável. Sinisa Mali confirmou que Vucic deve cumprir sua agenda na Rússia.