
Putin confirma visita à Índia: 'relações inabaladas por influências externas'

Vladimir Putin, presidente da Rússia, conversou por telefone com seu homólogo indiano, Narendra Modi, informou o Kremlin nesta segunda-feira. Na ocasião, Putin aceitou o convite para visitar a Índia para a tradicional cúpula bilateral anual.
''A natureza estratégica das relações russo-indianas de parceria privilegiada especial foi enfatizada durante a conversa. Essas relações não são afetadas por influências externas e continuam a se desenvolver dinamicamente em todas as direções'', lê-se no comunicado oficial.

Ao longo das conversas, Putin expressou mais uma vez suas sinceras condolências pela morte de cidadãos indianos em decorrência do ataque terrorista ocorrido em 22 de abril na cidade de Pahalgam, no sul da Caxemira. "Ambos os lados enfatizaram a necessidade de uma luta intransigente contra o terrorismo em todas as suas manifestações".
Modi, por sua vez, parabenizou o presidente "e todo o povo russo" pelo 80º aniversário da vitória contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial, que será comemorado no dia 9 de maio com um enorme desfile na Praça Vermelha. A Índia enviará um representante, enquanto países como o Brasil, China e Venezuela enviarão seus chefes de Estado.
