Notícias

Presidente de Cuba deposita flores no monumento à Pátria em São Petersburgo (VÍDEO)

Miguel Díaz-Canel chegou à Rússia no domingo para participar de eventos que marcaram o 80º aniversário da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.
Presidente de Cuba deposita flores no monumento à Pátria em São Petersburgo (VÍDEO)Sputnik

O presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez depositou flores no monumento à Pátria no Cemitério Piskarióvskoye, em São Petersburgo, nesta segunda-feira. 

"Hoje, quando aumentam as tentativas de reescrever e apagar o papel da URSS e do Exército Vermelho na conquista da vitória na Grande Guerra Patriótica, nós, cubanos, (...) sempre nos lembramos da contribuição (que foi feita) tanto da URSS quanto do Exército Vermelho, e a que preço essa vitória foi alcançada. E essa é precisamente a verdade histórica", declarou na ocasião, citado pela imprensa russa.

"A história mostra que somente juntos podemos resistir a todas as provações de hoje e de amanhã com a ajuda da solidariedade, da cooperação e da amizade. Viva o 80º aniversário da Vitória! Glória eterna aos heróis!", concluiu.

Viagem à Rússia

O presidente chegou à Rússia no domingo para participar de eventos que marcam o 80º aniversário da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

A primeira parada do chefe de Estado é São Petersburgo. "No aeroporto de Pulkovo, ele foi recebido por Alexander Beglov, governador dessa bela e heroica cidade, onde terá uma agenda intensa que incluirá visitas a importantes centros científicos nos setores de biotecnologia, energia e inteligência artificial", lê-se o comunicado presidencial cubano.

Em seguida, ele irá a Moscou para assistir a um grande desfile militar. O evento também contará com a presença de outros líderes mundiais, como os presidentes da China, Xi Jinping; da Venezuela, Nicolás Maduro; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros líderes.