
Zakharova cataloga como vergonhoso para Londres a participação de tropas de Kiev no desfile militar

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou sobre o convite do Reino Unido para que as forças armadas da Ucrânia participem de um desfile militar em Londres na próxima semana para marcar o 80º aniversário do Dia da Vitória na Europa.
"Os anglo-saxões queriam infligir uma 'derrota estratégica' à Rússia, mas eles derrotaram a si mesmos", escreveu a porta-voz em um artigo para a Rossiyskaya Gazeta publicado no domingo.

"O que poderia ser mais vergonhoso e humilhante, derrotista, do que permitir que bastardos neonazistas inglórios entrem na praça principal de sua capital no aniversário da Vitória?", declarou Zakharova, afirmando que foi uma vergonha para os cidadãos britânicos comuns porque ‘até agora, ninguém os derrotou estrategicamente dessa forma’.
Marcha vergonhosa
De acordo com a porta-voz da Chancelaria russa, o fato de Londres receber "nazistas de verdade" transformará a comemoração do Dia da Vitória em um "desfile de descendentes ideológicos nazistas, colaboradores, criminosos responsáveis pelo Holocausto e pelo genocídio do povo soviético" aos olhos da maioria do mundo.
Zakharova lembrou que "isso não acontecia há quase 90 anos, não desde a famosa Marcha da Cable Street, um capítulo vergonhoso da história inglesa, quando a coluna de ativistas de Oswald Mosley da União Britânica de Fascistas recebeu permissão oficial para marchar pelo East End em outubro de 1936".
"Mas naquela época ainda havia consciência e dignidade no Reino Unido", enfatizou a porta-voz, observando que "a marcha dos antissemitas e da extrema direita" foi interrompida. "Agora eles realmente marcharão por Londres", concluiu.
