A Corporação Rostec da Rússia compartilhou no sábado um vídeo mostrando o primeiro voo do protótipo da nova aeronave russa MS-21, construída com o uso das tecnologias mais avançadas e exclusivamente com componentes produzidos internamente.
A aeronave decolou em 29 de abril, após obter novos sistemas e componentes produzidos na Rússia. A aeronave decolou do aeródromo da Irkutsk Aviation Plant, pertencente à empresa Yakovlev, e voou por uma hora e 15 minutos, atingindo uma velocidade de 580 quilômetros por hora e uma altitude de 3.000 metros.
Todos os sistemas, inclusive os novos sistemas domésticos, funcionaram sem problemas", disse a Rostec no dia do teste, acrescentando: "Todos os sistemas, inclusive os novos sistemas domésticos, funcionaram sem problemas.
De acordo com o CEO da Rostec, Oleg Yevtushenko, a aeronave MS-21 foi projetada para substituir as aeronaves fabricadas pela Boeing e pela Airbus nos céus russos. Segundo ele, a aeronave é "avançada, muito moderna e confortável, com aerodinâmica excepcional e sistemas de bordo de nova geração".