Notícias

Saiba mais sobre o símbolo que marcou a ofensiva brasileira na Segunda Guerra Mundial

A cobra fumando tornou-se sinônimo da campanha brasileira na Itália, sendo uma resposta aos críticos do período que duvidavam sobre o envio de tropas ao front.
Saiba mais sobre o símbolo que marcou a ofensiva brasileira na Segunda Guerra MundialArquivo Nacional

Em 1944, o Brasil enviava à Europa a única força combatente da América Latina a lutar na Segunda Guerra Mundial. Anteriormente, o feito contou com a descrença da opinião pública no país, fazendo surgir uma piada recorrente: "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra". 

A expressão foi adotada pelos pracinhas que combateram na Itália, transformando-se em um distintivo exibido orgulhosamente pelos militares brasileiros em seus uniformes. De acordo com o historiador Cesar Campiani, a adoção do símbolo foi instituída pelo comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) após ter recebido uma sugestão.

O desenho de uma cobra com um cachimbo na boca, juntamente com a frase "A cobra vai fumar", marcou a ofensiva brasileira. Além disso, o periódico editado pela FEB foi nomeado como "...E a Cobra Fumou", em alusão ao dito popular.

A expressão também gerou músicas no período, como "A cobra está fumando", interpretada por Linda Batista e composta por Benedito Lacerda e Haroldo Lobo. "Alô boy! Alô boy! Alô boy! Dá duro nessa gente que a hora está chegando / Alô, boy! (3x)/ A cobra está fumando e a cuíca está roncando. / A cobra quando fuma, o estrago é de amargar, / e a cuíca, quando ronca, é um chuá!".

Brasil na Segunda Guerra Mundial

Até 1941, o Brasil tentava seguir uma linha de neutralidade na Segunda Guerra, segundo o cientista político Aurimar Jacobino de Barros Nunes. Contudo, desde o início dos combates em 1939 o país latino-americano já começou a fugir da Alemanha nazista e o país passou a ser cada vez mais impactado pela posição dos EUA.

A guinada se consolidou após o ataque de submarinos alemães a navios brasileiros, em janeiro de 1942, buscando impedir o fornecimento de matérias-primas e alimentos para a Grã-Bretanha.

O ataque alemão teve grande repercussão na sociedade brasileira e nos meios de comunicação, com manifestantes exigindo retaliação. O governo respondeu às aspirações populares, declarando a guerra contra Alemanha e Itália, em 31 de agosto de 1942.

A formação da FEB em 1943 resultou no alistamento de 25.334 voluntários, que ficaram conhecidos como pracinhas. Treinados pelos Estados Unidos, as forças brasileiras lutaram em batalhas decisivas, tendo participação fundamental para o avanço das tropas aliadas, notadamente na Itália.

Saiba mais sobre a atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial em nosso artigo completo.