Notícias

Ataque terrorista planejado para o Dia da Vitória é impedido na Rússia

A mulher envolvida no planejamento foi detida pelas autoridades russas e agora aguarda acusação formal por preparação de ato terrorista.
Ataque terrorista planejado para o Dia da Vitória é impedido na RússiaStringer/Anadolu via Getty Images

O Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB) relatou nesta sexta-feira (2) que, em cooperação com o Ministério de Assuntos Internos, frustrou um ataque terrorista planejado para o dia 9 de maio, durante as celebrações do Dia da Vitória, na cidade de Khasavyurt, na república russa do Daguestão.

De acordo com a imprensa local, a mulher suspeita de envolvimento no plano entrou em contato com um homem identificado como Abdullah, a partir de um grupo islâmico no Telegram. Segundo as investigações, ele seria membro de uma organização terrorista internacional. Por meio do aplicativo, ele manteve comunicação direta com a mulher, enviando orientações para fotografar prédios administrativos e montar o artefato explosivo.

Ainda segundo os órgãos de segurança russos, foram apreendidos registros de conversas telefônicas nas quais a mulher discutia diferentes possibilidades para a execução do atentado, incluindo a detonação remota do explosivo e a realização de um ataque suicida com colete-bomba, que ela própria estaria disposta a executar. Durante a investigação, também foi encontrado no celular da detida um vídeo em que aparece fazendo um juramento de fidelidade a Abu Hafs, identificado como líder do grupo terrorista Estado Islâmico.

''Ele me deu a tarefa de comprar várias substâncias para que eu pudesse cometer um ataque terrorista: ou plantar [um dispositivo explosivo] ou me explodir'', disse ela, segundo as autoridades.

A mulher, que já foi casada diversas vezes e tem filhos, foi localizada em um apartamento alugado, onde, segundo as investigações, pretendia montar o dispositivo explosivo. Os materiais necessários para a fabricação da bomba foram adquiridos por meio de plataformas de comércio eletrônico. A detida deve ser formalmente acusada nas próximas etapas da investigação, com base nos artigos do Código Penal russo que tratam da preparação de ato terrorista.