Notícias

O que é importante saber sobre as eleições presidencias da Rússia em 2024

A votação ocorrerá de 15 a 17 de março e os resultados serão anunciados até 28 de março.
O que é importante saber sobre as eleições presidencias da Rússia em 2024Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky

Este ano, pela primeira vez, as eleições presidenciais russas serão realizadas em três dias: de 15 a 17 de março. As seções eleitorais abrirão às 8:00 e fecharão às 20:00, horário local, em cada região do país. 

Os cidadãos que se registraram para votar eletronicamente também podem votar durante o mesmo horário, o que é acessível aos residentes de 29 regiões da Rússia e foi escolhido por mais de 4,9 milhões de eleitores.

Este ano, 112,3 milhões de eleitores poderão votar na Rússia, mais de 1,89 milhões no exterior e quase 12 mil na cidade de Baikonur (Cazaquistão), de acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC). Para que os cidadãos russos que vivem no exterior ou que estão viajando possam eleger o próximo presidente, 281 seções eleitorais (288, incluindo as de Baikonur) também serão abertas em missões diplomáticas russas em 144 países.

A votação antecipada foi realizada de 25 de fevereiro a 14 de março para aqueles que se encontram em locais remotos ou inacessíveis, como as estações polares ou os navios que navegavam nos dias oficiais de votação. A votação antecipada também foi organizada em algumas seções eleitorais no exterior.

A CEC registrou quatro candidatos à presidência da Rússia: Vladislav Davankov (Partido Gente Nova), Vladimir Putin (candidato independente), Leonid Slutsky (Partido Liberal-Democrático da Rússia) e Nikolai Kharitonov (Partido Comunista da Federação da Rússia).

Contagem dos votos e publicação dos resultados

Imediatamente após o fechamento das seções eleitorais, será iniciada a contagem dos votos. As comissões eleitorais distritais devem notificar os resultados até 19 de março, as comissões eleitorais das divisões federais da Rússia vão fazer isso até 21 de março e a CEC anunciará os resultados até 28 de março.

O vencedor será o candidato que recebe 50% dos votos mais um. Se isso não acontecer, a CEC agendará uma segunda rodada, a ser realizada três semanas após a primeira, com a participação dos dois candidatos mais votados.

O vencedor das eleições será o chefe de Estado pelos próximos seis anos, até 2030. A posse está marcada para 7 de maio.