Notícias

CIA confirma operações secretas em diversos continentes

John Ratcliffe destacou que a agência "forneceu a inteligência que permitiu a prisão" do responsável pelo atentado de 2021 no aeroporto de Cabul.
CIA confirma operações secretas em diversos continentesAP / Alex Brandon

O diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), John Ratcliffe, afirmou nesta quarta-feira (30) que a instituição está altamente ativa na realização de operações secretas "em diversos locais e continentes".

"A CIA empregou suas ações secretas em vários lugares e continentes para promover com sucesso a segurança nacional e as prioridades de política externa do país, promovendo a paz, encerrando guerras, retirando terroristas do campo de batalha e impedindo que drogas ilícitas entrem no país", disse Ratcliffe durante uma reunião do Gabinete na Casa Branca, no contexto dos 100 primeiros dias da presidência de Donald Trump.

O diretor recordou ter sido a CIA a fornecer "a inteligência que levou à prisão" do autor do atentado de 2021 no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, ressaltando que agora o terrorista está sendo processado para garantir "um mínimo de justiça às 13 famílias que sofreram em decorrência do desastre que foi a retirada do Afeganistão durante a administração anterior".

Ele também afirmou que, sob a liderança de Trump, a agência foi "reestruturada" para focar em sua "missão principal e eliminar a politização, amplamente documentada, que ocorreu dentro da comunidade de inteligência por parte de agentes mal-intencionados no passado".